Entenda as diferenças das redes Wi-Fi 2.4 e 5.8

18 de Agosto de 2020, 09:16

Entenda a diferença entre os padrões de banda larga 2,4 GHz ou 5 GHz e saiba qual frequência de operação do sinal de WI-FI é ideal para você.

Você sabe qual é a diferença entre os padrões de banda larga 2,4 GHz ou 5 GHz? Pois bem, antes de falarmos das características de cada um, vamos lembrar que essas descrições indicam as frequências de operação do sinal transmitido pelos roteadores.  

Para você entender melhor, o termo GHz significa a abreviação de giga-hertz e está ligado ao desempenho da banda larga.  

Por exemplo, a banda de 5,0 GHz conta com um sinal mais forte, no entanto, tem um alcance menor. Com relação à banda de 2,4 GHz, acontece exatamente o contrário, ou seja, a intensidade é menor, mas o alcance é maior. Quer mais detalhes? Continue lendo este post e saiba qual é o padrão ideal para você.  

Wi-Fi 2,4 GHz 

Adotada como padrão, a banda 2,4 GHz é a mais utilizada e mais conhecida. Com menor intensidade, conforme já mencionado, essa frequência tem menos força no momento de transmitir dados. 

Além disso, trabalha com apenas três canais, o que explica o fato da possibilidade de sofrer maiores interferências. 

No entanto, um ponto muito positivo a ser considerado é o seu maior alcance, o que facilita a conexão com dispositivos situados longe do roteador. Aliado a isso, também é mais eficiente quando há necessidade de atravessar obstáculos como paredes, por exemplo. 

Wi-Fi 5.0 GHz  

A força do sinal é a principal vantagem de trabalhar com a frequência de 5,0 GHz. Com mais capacidade de transmissão de dados, essa frequência possui um desempenho melhor e, por isso, é utilizada em situações que necessitam de transferência contínua.  

No entanto, a banda de 5 GHz conta com um alcance mais curto. Isso porque quando o assunto é radiofrequência, quanto maior a frequência, menor será o alcance.   

A banda 5 GHz pode usar até vinte e três canais diferentes. Por isso, tem menos probabilidade de sofrer com interferências de outros aparelhos. 

Qual a rede WI-FI é ideal para você?  

A resposta é simples. O padrão ideal de rede WI-FI é o que melhor atenderá suas necessidades.  Dessa forma, é preciso lembrar que a transferência de dados será maior com o 5 GHz, porém o alcance do sinal será menor. Já, com o 2,4 GHz acontece exatamente o contrário, ou seja, enquanto a transferência de dados será menor, o alcance do sinal será mais elevado.  

Por isso, caso seu roteador seja instalado em ambientes amplos e você só utiliza em situações simples como navegação em sites e redes sociais, por exemplo, a banda de 2,4 GHz é a mais recomendada. Afinal, você poderá utilizar dispositivos situados distantes um do outro com velocidade de transmissão de dados suficientes para as atividades.  

Já, se você utiliza internet para streaming de mídia, jogos online, transferência de fotos, vídeos e músicas, entre outras atividades mais exigentes, o ideal é o padrão 5 GHz.  

Mas, se o se caso é daqueles que precisam dos dois padrões, a solução é apostar em um roteador que contemple os dois modos de transmissão simultâneos (dual-band).  

Dessa forma, você poderá alternar o uso das duas redes WI-FI conforme precisar.  

 

Agora, que você já sabe a diferença entre os dois sinais de internet, fica mais fácil escolher a alternativa ideal para você. Escolha um plano SCNET e conte com a melhor experiência de conexão. 

Fonte:

COMENTAR

0 Comentário(s)