Entenda a diferença entre Kilobyte, Megabyte, Gigabyte e Terabyte

25 de Setembro de 2020, 09:00

Aprimore o seu conhecimento sobre informática e entenda a diferença entre Kilobyte, Megabyte, Gigabyte e Terabyte.

Kilobyte, Megabyte, Gigabyte e Terabyte...  Conhecidas como unidades que definem a capacidade de armazenamento de um dispositivo eletrônico, a diferença entre uma e outra está relacionada ao espaço para comportar seus dados.  

Quer entender melhor? Continue lendo este post e saiba mais sobre Kilobyte, Megabyte, Gigabyte e Terabyte.  

O que é um Bits? 

De acordo com o Portal Tecmundo*, o “Bit” vem de BInary digiT (dígitos binários). Isso porque cada bit é exatamente um dígito binário que pode corresponder aos valores zero ou 1.  

O conjunto deles forma os dados e, quando ainda estão como bits, apenas programadores conseguem decifrá-los. Já, nos códigos de programação, é possível encontrar os binários como ativação ou negação de certas tarefas.  

E o que significa Bytes?  

Byte é uma unidade de informação digital que equivale a oito bits. Seu símbolo é um B maiúsculo, para diferenciar de bit que é representado pelo b minúsculo.  

É usado para especificar quantidade como, por exemplo, a memória de um determinado dispositivo ou a sua capacidade de armazenamento.  

Kilobytes 

Quem não se deparou com fotos de baixíssima resolução e granuladas? Muitos arquivos de textos e imagens possuem apenas alguns kilobytes.  

Um kilobyte é formado por 1.024 bytes.  Trata-se da primeira unidade conhecida pelas pessoas. Enviar e-mails e baixar downloads com alguns bytes é muito prático.  

Megabytes 

Diferente dos kilobytes, os megabytes permitem um armazenamento muito maior. Você poderá salvar no disco rígido, por exemplo, uma foto em alta resolução 4 MB tranquilamente. 

Os CDs (de áudio ou dados) costumam ter cerca de 700 MB de capacidade. Com isso, é possível armazenar inúmeros arquivos.  

Gigabytes 

E o que dizer dos Gigabytes? Um gigabyte representa um bilhão de bytes. Medidas em Gigabytes são muito utilizadas para dimensionar o tamanho da memória dos computadores e smartphones.  

Atualmente, um computador dificilmente terá discos rígidos inferiores aos 500 GB de capacidade. A capacidade de armazenamento é gigante. Essa unidade também é amplamente utilizada na internet.  

Terabytes 

Os HDs armazenam terabytes. Você tem noção da dimensão disso? Para você ter uma ideia 1 Terabyte equivale a 1.024 Gigabyte.  

O Terabyte representa uma das unidades de medida utilizadas para contabilizar volumes de dados armazenados ou transmitidos em computadores, smartphones e outros sistemas.  

Para você ter uma noção do quanto a tecnologia avança rapidamente, há alguns anos, os computadores mais modernos contavam com HD de 500 GB. Há um bom tempo, essa capacidade pode ser utilizada em um celular.  

Hoje você conheceu um pouco mais sobre Kilobyte, Megabyte, Gigabyte e Terabyte. E por falar nisso, você está precisando de uma internet com a melhor velocidade? Fale com a SCNET agora mesmo.  

 

Fontes: https://www.tecmundo.com.br/infografico/10187-do-bit-ao-yottabyte-conheca-os-tamanhos-dos-arquivos-digitais-infografico-.htm  

https://www.celulardireto.com.br/o-que-e-terabyte/  

Fonte:

COMENTAR

0 Comentário(s)