Confira algumas dicas para ter segurança na internet

04 de Setembro de 2020, 15:54

A internet traz um mundo de oportunidades, mas também traz inúmeros riscos e, por isso, é fundamental evitar descuidos. Foque em atitudes que gerem segurança no meio digital.

A internet traz um mundo de oportunidades, mas também oferece inúmeros riscos e, por isso, é fundamental evitar descuidos. Qualquer negligência, por menor que seja, poderá trazer prejuízos irreparáveis, tanto relacionados às questões financeiras quanto à exposição de informações e dados confidenciais.   

Para ajudá-lo a minimizar riscos, preparamos algumas dicas que serão essenciais para que você tenha segurança nos meios digitais. Confira:  

Crie uma senha complexa  

A criação de uma senha complexa é um dos fatores mais importantes quando o assunto é internet. Jamais utilize senhas fáceis como nomes de alguém da família, bichos de estimação ou datas de aniversários, por exemplo.   

Escolha uma senha que envolva letras, números e símbolos e altere com frequência para dificultar a possibilidade de alguém descobrir. Jamais deixe suas senhas salvas em dispositivos, principalmente quando não são seus.  

Aliado a isso, atualizar o antivírus com frequência é outra medida essencial para ter mais segurança nos meios digitais.  

Cuidado com os softwares 

Fique atento ao instalar softwares! Existem os maliciosos (malwares) que poderão roubar dados do seu computador. Escolha os que você já conhece e que sejam reconhecidos no mercado. Se tiver dúvidas, converse com um técnico que entende do assunto.  

Links também podem ser perigosos  

Fique atento especialmente nas redes sociais! Histórias com chamadas atraentes, inusitadas ou engraçadas podem esconder um vírus pronto para o ataque.  

Não haja por impulso! Pesquise e opte por sites confiáveis para buscar informações sobre o tema.  

Cuidado com os falsos e-mails e anexos 

Os falsos e-mails representam um problema histórico e continuam dando trabalho. Jamais clique em links de e-mails que você recebe de endereços que você não conhece.  

Compre somente em lojas conhecidas 

Cuidado com promoções exageradas e não compre em lojas desconhecidas. Ao fazer qualquer investimento online seja criterioso e escolha lojas conceituadas e que ofereçam segurança e credibilidade.  Com isso, você protegerá seus dados e evitará problemas como, por exemplo, a possibilidade de não receber seus produtos.  

Não acesse dados confidenciais em Wi-Fi pública 

Apesar de facilitar a sua vida nos momentos que você pode precisar, o acesso gratuito à internet em locais públicos como bares, restaurantes e outros estabelecimentos, pode ser perigoso em caso de consultas a dados confidenciais.  

Para acessar informações de trabalho e dados bancários, por exemplo, procure utilizar a conexão do seu próprio celular. Se isso não for possível, espere o momento certo.  

Agora, você já conhece algumas dicas para ter mais segurança ao usar a internet. Lembre-se que o cuidado vai além. Se tiver outras dúvidas, busque informações em fontes confiáveis! E se tiver precisando de uma internet de credibilidade com a melhor velocidade, procure a SCNET. 

Fonte:

COMENTAR

0 Comentário(s)