Afinal, o que é fibra óptica?

22 de Outubro de 2020, 08:00

A internet via fibra óptica é um tipo de conexão que utiliza essa tecnologia, o que possibilita a transmissão de dados na velocidade da luz.

A gente já falou sobre isso, mas por ser um questionamento constante, decidimos abordar o assunto novamente. Como você já percebeu, a fibra óptica representa uma das grandes inovações tecnológicas dos últimos tempos e facilitou a nossa vida de forma surpreendente.  

Fica até difícil imaginar a nossa vida sem séries em streaming, filmes, músicas e todo o universo de conteúdo online que temos à disposição o tempo todo e com altíssima qualidade na internet.  

Mas, apesar de usar diariamente essa tecnologia você não conhece muito bem sobre o conceito e têm dúvidas sobre como ela realmente funciona? Fique tranquilo! Criamos este post justamente para esclarecer suas dúvidas.  

Entenda o que é fibra óptica  

Produzida com vidro ou plástico extrudido, que é utilizado como condutor de elevado rendimento de luz, imagens ou impulsos codificados, a fibra óptica é um filamento flexível e transparente.   

Para você entender melhor, a internet via fibra óptica é um tipo de conexão que utiliza essa tecnologia, o que possibilita a transmissão de dados na velocidade da luz. Para isso, são utilizados cabos de fibra óptica, feitos com fios extremamente puros, de vidro, revestidos em duas camadas de plástico reflexivo.  

Essa estrutura possibilita que uma fonte de luz seja transmitida de uma ponta a outra de maneira contínua. Com isso, é possível ter uma navegação de alta performance, ágil, com estabilidade e segurança. Para você ter uma ideia, a solução é tão eficiente que permite transmitir bilhões de bits de dados por segundo.  

Tipos de fibras ópticas  

Há dois tipos de fibras ópticas que contam com características e finalidades próprias: a monomodo e a fibra multimodo.  

A primeira é a mais utilizada em transmissão a longas distâncias em função das baixas perdas de informação e apresenta um único caminho possível de propagação.  

Mais usada em redes locais, a fibra multimodo permite a propagação da luz em diversos modos.   

Como funciona a fibra óptica? 

Como você percebeu, o interior do cabo é formado por um núcleo de filamento de vidro, revestido por um material isolante de ondas eletromagnéticas.  

A luz que atravessa o cabo da fibra óptica apresenta dados binários que reflete em todo o interior. Tudo isso, com uma excelente qualidade para você utilizar o quanto quiser sem precisar fazer pausa alguma.  

Diferenciais da fibra óptica  

Como você pôde perceber, o funcionamento da internet com fibra óptica acontece na velocidade da luz.   

Com isso, além de contar com alta velocidade, a conexão não sofre interferências eletromagnéticas ou climáticas de outras redes. Além disso, tem abrangência de grandes distâncias de cabeamento. 

Agora ficou mais fácil entender a importância da fibra óptica, né. Se você sente que chegou a hora de mudar a sua conexão, entre em contato com a SCNET.

Fonte:

COMENTAR

0 Comentário(s)