Você sabe o que é e para que serve o roteador?

12 de Dezembro de 2019, 11:32

Você já se imaginou sem internet? Hoje, ela está em nosso dia a dia de trabalho, na rotina de estudos, de lazer, na vida pessoal... Independente do objetivo e da frequência do uso, precisamos de qualidade e velocidade no sinal. Por isso, vamos falar sobre um aparelho simples, mas que é essencial para uma boa conexão: o roteador.

Você já se imaginou sem internet? Hoje, ela está em nosso dia a dia de trabalho, na rotina de estudos, de lazer, na vida pessoal... Independente do objetivo e da frequência do uso, precisamos de qualidade e velocidade no sinal. Por isso, vamos falar sobre um aparelho simples, mas que é essencial para uma boa conexão: o roteador.
 
Você tem noção da importância desse aparelho? Saiba que esse equipamento pode tornar seu dia a dia bem mais prático. Afinal, sua função é manter todos os dispositivos conectados, seja ele com cabos ou via wireless. Mas, para isso é preciso que seja eficiente e garanta um bom sinal.
 
Quer saber mais sobre o assunto? Leia o Blog Post que preparamos especialmente para você e entenda melhor o que é um roteador, para que serve e qual é a sua importância. Vamos lá!

O que é um roteador?

Então... O roteador é um aparelho responsável por fazer uma ponte entre o modem e seus equipamentos sem fio. Vamos explicar melhor! Trata-se de um aparelho usado em redes de computadores para o encaminhamento das informações organizadas em pacotes de dados para proporcionar conexão entre os mais variados dispositivos (computadores, smartphones, TVs smart, tablets, entre outros). 
Os roteadores mais modernos funcionam conectados ao cabo de banda larga. Com mais quatro saídas de cabos para computadores e uma antena, alcançam dispositivos com conexão via wireless - tecnologia ágil que se destaca pelo elevado nível de segurança. Esses aparelhos também buscam as melhores rotas para enviar e receber dados e podem priorizar as transmissões mais curtas e com menor congestionamento de rede. Além de trabalhar sem a utilização de cabos, também trazem a opção para quem ainda utiliza o modelo com cabos.

Qual é a importância da tecnologia wireless?

Por proporcionarem uma conexão ágil, segura e prática, os roteadores wireless vêm sendo cada vez mais usados em empresas e residências, pois são fundamentais para
melhorar a performance e a distribuição de conexões em redes de banda larga em lugares amplos e para facilitar a conexão de diversos aparelhos ao mesmo tempo.

Avalie o roteador e faça a melhor instalação

Como em qualquer outro produto ou serviço, a variedade de modelos e marcas de roteadores é grande. Se você tem dúvidas no momento de decidir sobre o aparelho e na melhor maneira de instalá-lo, vamos ajudá-lo com algumas dicas, pois é fundamental que você preste a atenção em alguns aspectos básicos para garantir a melhor qualidade de sua conexão. Confere aí!
1. Avalie o local em que vai ser instalado o equipamento e a necessidade de conexões sem fio.
2. Preste a atenção nos quesitos velocidade e estabilidade do roteador. Essas características são primordiais para o melhor resultado de sua conexão. 
3. Fique atento aos dispositivos eletrônicos espalhados pelo ambiente onde vai instalar o roteador e os mantenha distantes do aparelho. Isso é fundamental, pois eles também podem interferir na boa qualidade do sinal.
4. A quantidade de antenas disponíveis no roteador também deve ser avaliada. Roteadores com três antenas gerenciam melhor a rede com diversos dispositivos conectados. Lembre-se que as antenas externas fornecem melhor cobertura do que as internas.
5. Não esqueça que um roteador em local apropriado, com boas configurações e com múltiplas bandas terá melhor desempenho e velocidade de conexão.
6. Por fim, para garantir que faça o melhor investimento, uma boa alternativa é buscar o auxílio de uma empresa com profissionais que entendam do assunto.
 
Agora que você está por dentro dos aspectos relacionados à importância de um bom roteador, venha conhecer as soluções que a SCNET oferece em internet de fibra para sua casa e sua empresa. Buscamos sempre a eficiência seja na tecnologia, no atendimento e na qualidade da conexão. Estamos esperando você!

Fonte:

COMENTAR

0 Comentário(s)