Você sabe o que é e como funciona a fibra óptica?

17 de Janeiro de 2020, 09:30

Com o mundo super conectado e a comunicação evoluindo cada vez mais, surgiu a necessidade de aumentar a qualidade dos serviços de transporte de dados pela internet. Uma das maneiras mais rápidas e eficientes de realizar essa função e que está cada vez mais popular é a fibra óptica. Porém, muitos não têm conhecimento a respeito de suas características. Você sabe como funciona a fibra óptica?

Conexão e alta velocidade

Os serviços de internet, denominados de banda larga, são caracterizados por sua capacidade de conexão em alta velocidade. Tanto a ADSL quanto o cabo ou a fibra óptica possuem este atributo. A fibra óptica vem se popularizando por conta de algumas características, como sua velocidade e alta performance, capacidade e segurança.

Eficiência

A fibra óptica vem como uma opção eficiente para substituir cabos de cobre, que apresentam problemas na estruturação de grandes redes. Conforme a distância, os cabos de cobre perdem a potência, o que não acontece com as fibras ópticas. Sua cobertura é mais ampla que a de outras conexões e ela oferece o que há de mais avançado em termos de tecnologia de conectividade para o consumidor. O material usado nos cabos não é o cobre, mas sim o vidro, tornando o equipamento menos propenso a interferências eletromagnéticas e altamente seguro. Com isso, a qualidade do sinal é preservada e a velocidade aumenta.
Por segundo, podem ser transmitidos bilhões de bits de dados e as informações são processadas na velocidade da luz. Além disso, é possível levar vários sinais ao longo da mesma fibra através de lasers de cores diferentes. O cabo da fibra óptica é tão fino quanto um fio de cabelo e carrega a informação digital por longa distância.

Segurança

Outra vantagem deste serviço é sua segurança, pois por conta de seu material de composição ela não sofre interferências. A capacidade da fibra óptica de transmitir informações é mais elevada que outras formas de conexão e sua matéria-prima é abundante, diminuindo custos em sua produção. A fibra óptica não enferruja e suas redes são livres de interferências e, portanto, são confiáveis. E, ainda,  abrangem grandes distâncias de cabeamento.
Agora que você já sabe como funciona a fibra óptica, ficou mais fácil definir qual é a melhor conexão para suas necessidades. Ainda, é imprescindível checar a velocidade da internet para saber se você está recebendo a quantidade de dados que contratou. Para isso, conte com a SCNET.

E então, qual é o tipo de conexão na sua casa? Conte para nós!

Fonte:

COMENTAR

0 Comentário(s)