Tendências que a rede 5G promete trazer para sua casa

10 de Fevereiro de 2020, 13:26

Pode parecer complicado entender o conceito dessa nova rede, mas sua proposta na verdade é relativamente simples: a 5G vem para alinhar tecnologias como a Internet das Coisas (IoT), realidade virtual e aprendizado de máquina (machine learning).

Carros autônomos, robôs realizando tarefas cotidianas, uma rede que transmite informações em alta velocidade. Estas são algumas realizações que podem ser retiradas de livros de ficção científica, mas que são cada vez mais realidades. A tecnologia avança em velocidade exponencial e, aos poucos, o surpreendente sai do papel. O ano de 2020 será crucial para tomar um passo que vai influenciar em muitos destes feitos: a tecnologia 5G ampliará seu mercado.

Pode parecer complicado entender o conceito dessa nova rede, mas sua proposta na verdade é relativamente simples: a 5G vem para alinhar tecnologias como a Internet das Coisas (IoT), realidade virtual e aprendizado de máquina (machine learning). Esse feito promete revolucionar e proporcionar uma rede que tenha capacidade de conectar tudo. As possibilidades são infinitas. Confira mais tendências que a 5G trará:
 

Inteligência

O conceito de “casas inteligentes” ou outros dispositivos chega a um novo patamar. A rede 4G não fornecia estabilidade suficiente para suportar muitas ações que as tecnologias precisam desempenhar. Com esse upgrade, o conceito de “inteligência” alçará novos ares. A Internet das Coisas atingirá novos feitos. Já se imaginou controlando o ar condicionado de sua casa sem estar dentro dela? Isso está cada vez mais perto de acontecer.
 

Velocidade

Implementada hoje, a rede 4G pode chegar a transferir em até 1 gigabit por segundo, o que é um número ridiculamente alto comparado aos primórdios da internet, quando a rede era discada e consumia a linha de telefone. Porém, para a quantidade de informações e ações que o computador faz hoje já é considerada uma velocidade relativamente baixa.

A tecnologia 5G vem para extrapolar: sua proposta é uma velocidade por volta de 10 gigas por segundo, ou seja, um filme em alta resolução pode ser baixado em segundos! O estresse de conexão não será mais o mesmo.
 

Banda larga

De encontro com a velocidade, a banda larga também precisa aumentar para proporcionar essa tecnologia. Em termos numerais, as frequências são maiores e, por conta disso, a banda também, para suportá-las.

As faixas da 4G, que hoje chegam a 20 MHz (mega hertz), devem trabalhar por volta de 60 MHz. Ou seja, irão triplicar! As informações virão e irão com mais facilidade. Já imaginou quantos dispositivos você poderá conectar à sua rede sem se incomodar com a eficiência da rede?
 

Internet das Coisas: um mundo de possibilidades

Vale mencionarmos sobre a Internet das Coisas, pois essa deve ser a maior contribuição que a rede 5G trará. Com sua disseminação, as possibilidades para dispositivos inteligentes serão infinitas. A rede 5G é programada para dar respostas em tempo real, além de ser escalável e versátil. Sua latência, ou seja, o tempo de resposta gasto entre os dispositivos da rede sem fio, passará da média de 30 milissegundos (4G) para 1 milissegundo! É praticamente instantâneo, os dispositivos responderão na hora.

Por que isso é importante? Para organizar e otimizar as funções inteligentes. Um carro autônomo precisa de comandos em tempo real para ser seguro, por exemplo.

De forma resumida, podemos dizer que a 5G propõe trazer maior segurança nas conexões, entre as principais estão comunicação mais segura, gerenciamento de identidade e privacidade.

 

Será uma evolução na forma de comunicar-se. E as empresas poderão se aproveitar disso para melhorar a sua comunicação com os seus clientes e trazer ainda mais resultados positivos.

É emocionante, não é mesmo? A SC Net está pronta para essas inovações e para te oferecer o melhor serviço possível. Entre em contato com a gente para fazer um orçamento.

Fonte:

COMENTAR

0 Comentário(s)